quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Criador = Observador

"Decisivos mesmo são a experiência pessoal do criador, seu repertório vivencial e cultural. É isso que permite estabelecer pontes entre coisas que não tem nenhuma ligação direta e se chegar aos grandes achados da propaganda. O repertório do criador é mais importante que todas essas ferramentas (referindo-se aqui ao briefing à pesquisa, etc.). Sem ele, a criação se torna uma operação técnica e nós sabemos que não pode ser assim. As ferramentas são um ponto de partida, às quais vai se somar o que o criativo tem a dizer" (criação na propaganda impressa - pág 63)

Começo este post com esse trecho que ilustra bem o que eu quero dizer. Criar é um processo de montagem de informações, um recorte e cole de ideias aonde você junta tudo e forma uma coisa nova.
Por isso é impossível criar sem observar. Estar atento a TUDO que acontece a nossa volta. Andar de ônibus, metro, a pé... estar entre as pessoas e escutar o que elas dizem, ver o que elas fazem, do que elas gostam e experimentar situações novas, principalmente aquelas que nunca pensamos em testar ou nem sabíamos que existiam. Leia livros, assista filmes, novelas, escute musicas (até as que você não goste), leia jornais, revistas, veja propaganda, viaje, tire fotos, vá a museus, escute o que as pessoas tem a dizer. Quanto mais bagagem cultural tiver, lembrando que nesse caso até a cultura inútil tem utilidade, mais variado fica o nosso repertório e melhores serão as criações. As ideias não caem do céu, essas passam correndo na nossa frente, por isso fique atento e observe.

3 comentários:

Cherry disse...

Cara...acho que a aula de ontem caiu como uma luva para complementar o teu texto...tem que fazer... Criador = Observador parte II
haushauhsuahs
adorooooo... criar quando se está dormindo, comendo um chocolate, e todas aquelas coisas de lei, pq sentar e dizer,
vou criar, definitivamente NÃO EXISTE... e como se pode criar sem observar, sem questionar, concordar e aprender? impossível... bora colocar o blog pra frente, hoje após a aula, postarei, já tenho tudo anotadinho, no caderninho e na cabeça... sabe como é...no meio do sono...PLINNNNNNNN

Kim Kristtal Schenini disse...

Muito bom... Bem o que o Palermo disse... Afinal não tem como criar algo se não tiver base. E observar o mundo ao nosso redor é o melhor, criamos para ele, não é!!?
Tá muito bom o blog ;P

nat0 disse...

palermo the best =)