quinta-feira, 30 de julho de 2009

Oficialmente no ar.


Queridos supimppadores, abriremos a primeira publicação oficial do nosso Blog, abordando um assunto de interesse, não só dos estudantes de Publicidade mas sim da sociedade em que geral.
A novas tendências da comunicação.
Queria pedir para vocês; Supimppadores (leitores) que enviem conteúdo e comentem para sabermos o que estão achando do blog.
Bom final de semana e bom inicio de semana também.




TENDÊNCIAS DO MERCADO PUBLICITÁRIO:
Internet e sua interatividade nas redes-sociais



Não é de hoje que ouvimos falar de tendências. Seja ela em qualquer meio de atuação no nosso cotidiano, as tendências são parte importante do desenvolvimento de qualquer atividade, digamos um tanto que indispensáveis, tudo a nossa volta está relacionado á essa “palavra”. Mas como entender as tendências do nosso cotidiano tão naturalmente?

No decorrer da evolução humana, é natural que nossas capacidades e habilidades se desenvolvam, tornando–as mais evoluídas e acessíveis a todos, tendendo a descobertas e idéias mais inovadoras. E isso não é diferente em nenhum segmento do nosso dia- a- dia.

Com os inúmeros avanços tecnológicos, a publicidade passou a ser apreciada de diversas formas, ou desapreciada. Já que hoje as novas tecnologias estão nos dando a oportunidade de dispensar todo e qualquer tipo de publicidade indesejada.

Nunca se ouviu falar tanto em desenvolvimento publicitário, quanto nos dias de hoje. Com a chegada da TV digital, é preciso cada dia mais aperfeiçoar as formas de interatividade com o público afinal, ninguém se interessa por coisas que não desperte entusiasmo.

Com todo esse avanço, e mudança nos hábitos do consumidor, os meios de comunicação vêm buscado diversas formas de se interar com as suas necessidades, tanto as básicas quanto as de caráter “egocêntrico”.

A internet tem sido a grande pedida, devido o aumento de internautas tanto nos sites mais comuns,os portais de notícias a demanda de publicidade também aumentou muito nas mais comentadas e acessadas redes de relacionamento, agora passa a ser tanto direta quanto indiretamente. Sutilmente ela também passa a ser um pouco mais interativa, já que nas redes sociais como Orkut, Sonico, Hi5, Myspace, Facebook, e agora a mais “nova” e bombástica rede social o Twitter promovem bem mais uma mídia e um comportamento publicitário mais indireto, isso não significa também que a propaganda direta não faça parte dessas redes.

O Orkut deixou de ser apenas um site de relacionamento aonde se trocava recados, compartilhava-se fotos, e conhecia pessoas de várias partes do mundo, o conteúdo publicitário está em toda a parte, os novos aplicativos estão repletos de publicidade, ate as menores lojas do comércio tem um perfil no Orkut, uma comunidade, um anúncio, está cada dia mais simples anunciar, cria-se um blog, para os eventos, um myspace para as bandas independentes e até as de sucesso hoje possuem alguma rede social, hoje até mesmo os usuários dessas ferramentas mesmo sem o interesse direto da publicidade anunciam sua marca ou produto ativando as ferramentas no seu perfil, é o tão famoso “Adsense”, aonde você preenche um perfil e a própria rede social acha os produtos que se adéquam ao seu perfil para ser anunciado, publicidade direta sem muito esforço.

Mas, e o que realmente tem chamado a atenção do consumidor nas campanhas publicitárias, depois de várias reviravoltas e mudanças desse mercado?

Interagir tem sido a palavra mais cogitada de todas as agências publicitárias, mas será que essa é a única meta? Interagir sem impressionar, sem que o público se identifique, não faz sentido algum, certo?

As campanhas publicitárias devem ser bem boladas isso nos dias de hoje é essencial, com diversas ferramentas que permitem, bloquear e dispensar, a publicidade, acaba sendo forçada a ser cada dia mais envolvente, cativante e até mesmo polêmica.

É uma tendência, seguir a evolução das tendências, confuso não? Mas é real.

Seja em qualquer meio de comunicação a criatividade a interatividade e a inovação deve estar cada vez mais presentes nas formas de publicidade, caso contrário o foco se perde e o interesse se acaba, e evitar que o público pegue o controle ou o mouse, com a intenção de passar ou descartar a publicidade é a tendência da comunicação publicitária na era digital, afinal, como as novas tecnologias seriam anunciadas e divulgadas?




Texto: Carolina Maciel.